Por que “ainda” não recebi a graça de Deus?

Tempo de leitura: 3 minutos

Por que você ameaçou um olhar triste, um rosto ressabiado, está cabisbaixo, como se Deus estivesse “zangado” com você, como se Ele estivesse indiferente a seus problemas?

Você ainda não foi atendido naquilo de que tanto precisa e – talvez – pode estar achando que Deus não lhe respondeu, porque você falhou – ou está falhando – em alguma coisa, ou que tenha a ver com algo no passado mal resolvido.

É evidente que há pecados que atrapalham a ação de Deus em nossa vida. Não que Deus não tenha força ou poder de nos atender naquilo de que precisamos; sim, Ele o tem! Mas determinados pecados agem como “escudos” que impendem a graça de Deus se manifestar.

Vamos deixar claro também que Deus não nos atende naquilo que nós queremos apenas, mas no que Ele considera ser bom – o melhor – para nós. Se o que você deseja estiver em acordo com o desejo de Deus para sua vida, Ele lho concederá. Acho que para não errar, o mais coerente é querer o que Deus quer. Daí, o que Ele lhe enviar será o necessário, o encaixe perfeito em sua vida!

Então vamos para a questão: por que Deus “ainda” não agiu?

Vamos levantar quatro respostas.

1) Não sabemos, pois se configura num mistério;

2) Você precisa fazer a sua parte (algo na sua vida), para permitir a ação de Deus;

3) Você ainda não está preparado(a) pra receber a graça e Deus, e Ele o(a) está moldando para isso; Deus está “arrumando” a casa da sua vida para dar a você o melhor;

4) A graça ainda não chegou porque não é o tempo do Kairós (tempo da graça); no seu devido tempo e na hora certíssima, Deus lha concederá.

Podemos resumir as respostas – em que algumas se complementam – em duas:

1) Não sabemos, pois se configura num mistério; e 2) Ainda não é a hora da graça, do Kairós (tempo da graça divina), e Deus está preparando o melhor para você.

Como sabemos que Deus é bom (Lucas 18,19), misericordioso e quer o melhor para nós, vamos ficar com a segunda: ainda não é a hora da graça, do Kairós (tempo da graça divina), e Deus está preparando o melhor para você.

A resposta para isso pode ser algo bem mais complexo, que diz respeito a alguma maldição hereditária, que está atravancando a liberação da graça, mas aqui estamos admitindo que isso não esteja acontecendo em sua vida; estamos partindo do pressuposto de que não haja maldições hereditárias em sua vida, que você não está em pecado mortal, que você está lutando e fazendo a sua parte para obter a graça e que você – podemos dizer – está quite com Deus. Quite em absoluto, nunca; somente no céu. A resposta que demos aqui não é a melhor que nos convém ou a que vai nos agradar? Não! É pelo fato de Deus ser amor (1 João 4,8), puro amor, e querer a nossa plena felicidade. Portanto, reiteramos: a graça ainda não chegou pois:

Ainda não é a hora da graça, do Kairós (tempo da graça divina), e Deus está preparando o melhor para você!

Confie, espere; Deus tem o melhor para a sua vida! Não só para o hoje, mas para a sua vida inteira aqui nesta terra – também, é claro, para além da vida – na vida eterna.

Do seu irmão,
THIAGO ZANETTI