Deus nos chama a servir

Deus nos chama a servir

Reading time: 3 minutes

Antes de falarmos sobre o serviço a Deus, façamos uma breve reflexão: tudo que fazemos, desde o simples respirar, o abrir os olhos, o movimento das mãos, o piscar os olhos, o sorrir, o dilatar a pupila enfim. Toda manifestação do nosso corpo, desde o que acontece no interior de um molécula, a comunicação entre os neurônios, o sangue que circula em nossas veias, a descarga elétrica que percorre nosso corpo emitida pelo cérebro, possibilitando os movimentos, enfim, toda manifestação interna e externa do nosso corpo é um ato de glorificar ao Deus Santo.

Todo movimento da natureza, a chuva, a brisa, o bater das asas dos pássaros, a dança das flores ao passar o vento, o cair das folhagens, o barulho das cachoeiras… Tudo na natureza glorifica a Deus de forma plena e bela! Toda a natureza reflete o Senhorio de Jesus, porque todas as coisas foram criadas nEle e para Ele: “Tudo foi feito por meio dela [a Palavra], e sem ela nada foi feito de tudo o que existe” (Jo 1,3).

Toda a natureza e nosso corpo servem a Deus espontaneamente. E o incrível é que não precisamos dar o impulso inicial, isto é, algum comando. Você não aciona um botão para fazer o seu coração bater ou fazer com que o Sol nasça no horizonte. E tudo acontece de forma perfeita, bela, santa; porque tudo é determinado por um Deus Santo, Majestoso. Por meio de Suas santas palavras, a vida é possível, as águas se movimentam, a Terra gira, a Lua dá a sua cara, os nossos corações batem, os nossos pulmões se enchem de ar… Você pede ou determina que essas coisas aconteçam? Não. Elas fogem ao nosso domínio. É a Palavra de Deus que dá vida e movimenta todas as coisas…

Agora existe um movimento que parte de você, que depende do seu sim e seu querer, para que aconteça: o servir ao Senhor.

Servir é glorificar a Deus, é levar Jesus Cristo aos necessitados, oprimidos, abatidos; é levá-Lo a todas as nações.

Deus chama a cada um a servi-Lo numa frente de batalha. Na escrita, na pregação, nas missões, por meio do canto…

Cada um tem suas potencialidades naturais (inatas), aptidões, dons, talentos, predisposição para fazer algo. Eu não entendo nada de música (só sei ouvir), outros parecem que nasceram com um violão ou um microfone nas mãos.

Deus Pai tem um profundo desejo de potencializar os nossos dons inatos e nos abastecer com os dons do seu Santo Espírito, para que possamos servi-Lo em plenitude e eficazmente.

Veja meu irmão, minha irmã, Deus não precisa dos nossos míseros serviços, mas Ele se faz precisar das nossas míseras doações.

Deus se faz necessitar de nós. É estranho que um Deus com tamanho poder, em cuja simples palavra pode realizar tudo o que deseja, se faz precisar das nossas misérias, para promover, propagar, difundir o seu Reino aqui na terra.

O Deus que tudo pode, tudo vê, tudo sabe, conta com cada um de nós, com nossa ajuda, com nossos talentos e, principalmente, com os nossos corações escancarados.

Assim que você caminha no serviço, Ele vai capacitando-o, formando-o, instruindo-o. Você é livre, servir é um ato de livre escolha, mas, também, pressupõe, em primeira instância (como já apontamos), um chamado de Deus, para que realizemos quaisquer ações.

Você precisa querer servir, querer aderir ao Seu projeto salvífico. A palavra não é convencimento, mas convite, adesão. Com as nossas ferramentas humanas mais as ferramentas dadas pelo Espírito Santo – dons e carismas –, seremos utilíssimos ao Senhor!

De que forma Deus o(a) chama a servi-Lo? Na pregação do Evangelho (anunciando a Palavra, como pregador, pregadora), nas missões mais diversas, como intercessor(a), como ministro(a) de música…?

Deus nos cutuca – nos chama! – para poder usar-nos da forma que Lhe convém. Seja um instrumento obediente em Suas mãos. Desprenda-se de si mesmo. Deixe o Pai lhe guiar segundo o Seu beneplácito.

Do seu irmão,
THIAGO ZANETTI