Confie na Providência Divina

Confie na Providência Divina

Tempo de leitura: 4 minutos

As verdades de Deus, sua Palavra, seus decretos e ensinamentos são tão profundos, que você só pode dizer que de fato os entendeu se você passar a segui-los de verdade.

Demorei exatos dezessete anos, ou seja, desde a minha conversão, para tomar uma importante decisão na vida em relação a uma Palavra de Deus.

Tomei duas decisões, acredito que muito importantes, na minha vida: daqui para frente, e tenho a total certeza disso, essas decisões serão úteis a todo servo de Deus que deseja seguir a Jesus mais de perto, com mais confiança.

Parece que tirei um enorme peso das minhas costas. Sinto-me mais leve, livre e liberto!

Digo-lhe isto: a duras penas, eu – ao menos um pouco – fui entender duas coisas essenciais para a vida de um cristão. Primeiro, a cada dia basta o seu cuidado, o futuro pertence a Deus e não devemos nos preocupar em demasia com ele (Mateus 6, 34); e, segundo, confie na providência de Deus (Mateus 6, 25-30).

Eu não tinha sossego em minha vida, porque não vivia essas duas verdades ternas. E hoje tomei a decisão de segui-las – sei que posso até descuidar, mas vou procurar fitar os olhos nessas verdades, para seguir em frente. Demorou para que eu tomasse essa decisão? Sim, demorou! Mas a gente só pode dizer que está seguindo um princípio bíblico se, de fato, a gente o entende e passa a segui-lo com determinação. Repito: não posso garantir que não vou titubear, mas posso dizer que vou procurar manter-me firme, com todas as minhas forças, nessas verdades.

Acompanhe atentamente a Palavra de Mateus 6, versículos de 25 a 34:

Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa?

Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles? Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida? E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam. No entanto, eu vos digo, Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles.

Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente fraca na fé? Portanto, não vivai preocupados, dizendo: ‘Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vamos vestir?’ Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.

Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação! A cada dia basta o seu mal.

Quero viver de agora em diante como escreveu Ricardo Sá na Introdução do livro do Monsenhor Jonas Abib: “Considerai como crescem os lírios! A Providência Divina”:

para que se chegue até a experiência de considerar Jesus Cristo como única riqueza, é preciso passar pela dor de ver-se pobre diante de si mesmo e dos outros; quando Deus é tudo e, inevitavelmente, as coisas e o pouco ou muito que se tem existem somente para construir o Reino que já aconteceu, primeiro, dentro de nós.

Esta é a chave: Deus é tudo! O nosso tudo! E tendo muito ou pouco, o que se tem existe somente para construir o Reino de Deus que já começou primeiro em nós. Isso é fantástico! Tudo que fazemos aqui na terra: nascer, casar, construir, trabalhar, empreender, criar, enfim, falar, pensar, tudo isso só tem um único fim: construir o Reino de Deus dentro de nós e começando ainda aqui nessa Terra.

Digo a você: confie na Providência de Deus, que nada irá lhe faltar, seja qual for a área da sua vida: financeira, afetiva, espiritual etc.

Que possamos viver conforme a frase de São José Benedito Cotolengo: “Deus proverá extraordinariamente a quem extraordinariamente confiar”.

Do seu irmão,
THIAGO ZANETTI