Reading time: 3 minutes
Deus é bom, Deus é justo; a Palavra vai dizer que “Deus é justo juiz” (Sl 7,11). Mas essa justiça estaria reservada apenas para depois desta vida? Jesus disse: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!” (Mt 5,6); isso quer dizer que sofreríamos duras penas aqui nessa terra e que tão somente na vida vindoura, no Céu, é que estaria reservado a nós a derradeira justiça? Bem, digo-lhe isto: Deus é juiz nos Céus e, também, na terra. Deus, sim, intervém e age poderosamente conforme o seu designo, a sua Vontade, o seu bem-querer aqui nesta terra.
Os poderes constituídos fazem seu papel, a justiça dos homens faz o seu papel; mas a justiça que não falha é a de Deus e ela acontece aqui na terra! Confie, espere! Deus está agindo e está agindo em seu favor! Todos os que confiaram em Deus nunca foram esquecidos ou abandonados!
Deus não está, como alguns imaginam, apenas lá no Céu, distante, vendo o caminhar da humanidade e deixando-a seguir os seus passos. Sim, Deus nos deu a total liberdade para fazermos o que quisermos da vida; podemos escolher o caminho do bem ou o caminho do mal; fazemos o que queremos. Mas é preciso dizer isto: Deus intervém no curso da história humana no momento em que lhe aprouver. Deus é o Todo-Poderoso, Absoluto, Senhor de tudo e de todos; ninguém está para além de Deus; Ele é o princípio e o fim, Alfa e Ômega; ser Total, indiviso, incriado, três vezes santo: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo!” (Is 6,3).
Uma coisa precisa ser dita: Deus pode mudar o seu destino? Por sua condição de Deus, pode, mas não o faz sem você o permitir. Você é livre para aceitar ou não os desígnios que Deus tem para você. Deus sugere o caminho que você deve seguir. Deus lhe aponta o caminho, indica-lhe o percurso; cabe a você aceitar ou não. Por isso, não há um determinismo de Deus em nossas vidas. Para Deus agir, você precisa dizer o “sim” que Maria disse, a fim de que a vontade de Deus se cumpra em sua vida!
Uma doença, uma fome, uma guerra, uma peste, Deus pode mudar e pôr fim a tudo isso? Sim, pode, não só pode como Deus tem colocado fim a muitos infortúnios, a muitas calamidades, a muitas desgraças, a muitas doenças, a muitas dores pelas quais os homens, seus filhos, têm passado. Basta olhar para o lado, que verá o que Deus tem feito em sua própria vida e na vida dos que lhes são próximos, parentes, amigos. De quantos males Deus os livrou, de quantas dores Deus os poupou, e até da morte Deus não os livrou? Sim, Deus fez, faz e está fazendo tudo isso!
Deus age e está agindo na economia, na política, na natureza e na vida dos homens. Deus age em todo o universo!
Há duas formas de Deus agir. Uma: Deus está agindo por meio do homem e pelos homens, para modificar o homem e a natureza; outra: Ele mesmo age, modifica, intervém, conforme lhe apraz, conforme Sua Santa Vontade.
Então Deus está agindo no mundo, na economia e na macroeconomia, na vida íntima dos homens etc.? Sim, está! Diretamente, Deus está agindo e dando novos contornos? Sim, Deus está!
Há um mover de Deus no mundo a na vida do homem.
Deus, embora possa fazer com Suas próprias mãos, quer contar com a ajuda do homem para transformar o caos da Terra em graça, bonança, felicidade, justiça e paz.
THIAGO ZANETTI