Como viver bem a Semana Santa mesmo com as Igrejas fechadas?

Como viver bem a Semana Santa mesmo com as Igrejas fechadas?

Tempo de leitura: 3 minutos

A Semana Santa é chamada a Semana Maior, na qual celebramos as solenidades mais importantes da fé católica, até mesmo mais importante que o Natal do Nosso Senhor. Porque Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, abrindo-nos a porta para o Céu.

Neste tempo de pandemia em que as igrejas estão fechadas por conta de medidas sanitárias, como viver bem a Semana Santa em casa? Vivendo a paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo no mais profundo do coração e acompanhando as celebrações mais importantes pela TV e pela internet.

Sim, ficaremos sem participar presencialmente das mais lindas cerimônias da nossa Igreja, mas nem por isso ficaremos longe da graça de Deus derramada na semana santa.

Na quinta-feira santa, dia da Instituição da Eucaristia e da belíssima cerimônia do Lava-pés, você pode fazer um gesto de carinho, afeto, amor a algum dos seus familiares, recordando o gesto que Jesus fez com seus apóstolos. Se for preciso se reconciliar com algum familiar, eis aí uma oportunidade maravilhosa para voltar a ter um relacionamento feliz dentro de casa. Perdoe! Peça perdão! Reconcilie-se! Isso, também, é lavar os pés uns dos outros.

Não comungaremos Jesus em espécie, mas podemos comungá-lo com profundo amor, zelo e adoração fazendo uma comunhão espiritual. Podemos amar e adorar a Jesus Cristo em espírito e em verdade, com toda nossa alma, mente e coração. Não é uma substituição do Sacramento da Eucaristia, que é insubstituível, mas é uma forma de adorarmos Nosso Senhor Jesus Cristo, que está verdadeiramente presente também em nosso coração, no mais profundo do nosso ser.

“Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja” (João 4,23).

Na sexta-feira da Paixão, às 15 horas, se puder, acompanhe a celebração que será transmitida pela TV e pela internet. Viva os momentos com fé, ajoelhe-se em casa e viva com Jesus o seu momento de agonia e dor sentidos no calvário. Jesus sofreu até a morte e morte de cruz. Mergulhe no mais profundo na morte de Jesus Cristo e medite sobre ela. Leia uma passagem bíblica que narra a crucifixão de Jesus e sua morte e adore-O em sua alma (cf. Mateus 27, 33-44; Marcos 15, 22-32; Lucas 23, 33-43; João 19, 17-30).

No sábado, na Vigília Pascal, acenda uma vela, coloque uma cruz e, se possível, um quadro com a imagem de Jesus Cristo e passe algumas horas com Jesus acompanhando as celebrações pela TV ou internet. Faça a sua vigília em casa junto aos seus.

No Domingo da Ressurreição do Senhor celebre a vitória de Jesus Cristo sobre as trevas, sobre a maldade, sobre a morte, sobre o pecado com os seus familiares. Leia a passagem bíblica da ressurreição de Jesus (cf. Marcos 16, 1-8) e em clima de oração entoe cantos e hinos de glória.

As TVs católicas trazem um grande contributo nesse sentido. Você pode acompanhar as celebrações do Tríduo Pascal (Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo), bem como o cume da Festividade, que é a Vigília Pascal, por um canal de TV católico, bem como pelas mídias sociais católicas.

Uma Santa e abençoada Páscoa para todos!

THIAGO ZANETTI