Há uma intervenção de Deus em nossas vidas aqui nesta Terra?

Há uma intervenção de Deus em nossas vidas aqui nesta Terra?

Tempo de leitura: 2 minutos

Haveria uma justiça de Deus, uma ação, uma intervenção de Deus em nossas vidas aqui nesta Terra ou isso ficaria a cargo apenas após a morte, para o momento de um acerto de contas? Respondo: há sim! Deus não está inerte no céu “vendo as coisas passarem” sem nada fazer. A vida tampouco é um sucessão de acasos em que somente nós, humanos, determinamos o seu curso. Jesus nos ensinou a chamar a Deus de pai, e Deus é nosso pai; e como todo pai, Deus nos corrige, nos orienta, nos mostra o melhor caminho a seguir nesta Terra.

Acontece que Deus tem um propósito: nos auxiliar e nos mostrar o caminho da nossa salvação. Sim. Deus quer nos salvar, e para isso Ele vai nos mostrando caminhos, nos tirando e nos dando coisas que melhor vão contribuir para a nossa salvação. É o que chamamos, as podas de Deus, e muitas vezes, ou melhor, grande parte das vezes, ela dói. Quando deixamos, e aí Deus precisa da nossa permissão – aliás, sem a nossa permissão Deus não pode agir em nossas vidas -, Deus vai retirar os “entulhos” que atravancam a nossa salvação.

Mas Deus não quer apenas nos ver salvo, e está tudo certo! Deus quer ver os seus filhos gozarem plenamente a vida aqui na Terra, em todos os níveis, econômico, sentimental (que inclui o afetivo), no trabalho, na família, enfim, nas saúdes física, psíquica e espiritual.

Deus está trabalhando para nos dar o pleno gozo nessas três vertentes principais do ser humano. Aí você pergunta, então por que isso não acontece ou não aconteceu ainda. Vou levantar apenas duas questões: uma são os fatores externos, o mundo, as pessoas, com suas injustiças estão atrapalhando este processo, e outra é você quem está atrapalhando Deus neste processo.

Mas aí você questiona novamente, o que é da vontade de Deus não se cumpre? Sim. Mas a graça sobrepõe a matéria, como diz Santo Agostinho; ou seja, a parte humana precisa estar “pavimentada”, pronta para receber a graça de Deus.

Outra coisa muito importante é o Kairós de Deus, ou seja, o tempo da graça. Há um tempo para cada coisa, como escreve o livro de Eclesiastes. O tempo da sua graça está nas mãos de Deus e a hora certa de lhe dar cabe a Deus, pode ser nos seus 20, 30, ou 40 anos de idade, por exemplo. Pode ter certeza que Deus não vai deixar “caducar” o tempo e vai lhe dar no momento certo.

Então aprendemos que Deus é pai, nos ama, nos quer bem, age em nosso meio, e intervém em nossa vida quando assim o deixamos.

Por isso, devemos clamar sempre o Espírito Santo de Deus dizendo, ou com suas palavras: “Vinde Espírito Santo de Deus; vem em mim; venha fazer em mim uma obra nova, segundo a Sua vontade, segundo o Seu querer e não de acordo com o meu querer”.

THIAGO ZANETTI