Reading time: 5 minutes
Muitos conhecem e proclamam a seguinte passagem bíblica, dizendo: “Jesus é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Último, o Começo e o Fim” (Ap 22,13). Mas, talvez, não pararam para refletir sobre o que significa essa asserção.
Tudo bem que nós sabemos que Deus é poderoso e que criou o mundo, mas por que, então, na hora em que devemos ter confiança nEle, não conseguimos tê-la? Por que, na hora do aperto, da dificuldade, quando bate um desespero, pulamos do barco, reclamamos da vida, desacreditamos em Deus, e procuramos caminhos mais imediatos em seitas, horóscopos, benzedeiras, cartomantes, banhos de água, tudo para “tentar” controlar o nosso futuro? A nossa insegurança diante dos fatos é tamanha, que apelamos para qualquer coisa. Tudo bem, você acredita em Deus. Então, por que não fica nesse acreditar e deixa que sua fé o sustente nas tribulações?
Eu sei que quando a alma dói, dói mesmo. Dor é dor, não tem jeito. Quando o conflito, a depressão, a tribulação, os ataques vêm, e estamos sujeitos a isso a toda hora, é difícil, mas o confiar somente em Deus vai nos sustentar para passar por isso tudo. No entanto, não é bem isso que fazemos. Às vezes, uma carta parece maior do que Deus, um ombro de um namorado parece maior do que Deus.
É incrível a nossa capacidade de pegar algo que não tem importância ou que não vai resolver os nossos problemas e colocar como maior do que Deus. Se você se desesperar diante de um acontecimento, o seu desespero lhe parecerá maior do que Deus. Se alguém estiver doente na família e você se desesperar, aquela doença lhe parecerá maior do que Deus.
Nos tempos em que vivemos, com tamanhos sofrimentos e dificuldades financeiras, sociais (violência), enfim, tudo que contamina esses tempos, precisamos deixar claro para nós mesmos o tamanho que Deus é e o tamanho do Seu poder. Precisamos, a toda hora, fixar em nossos corações: Deus é Deus e não há outro! Ele o sustenta, você pode confiar! Deus tudo pode, basta acreditar! Diga isso a você mesmo. Confie!
E como ver a Deus? Na Bíblia, listei algumas passagens, pois existem muitas, mas coloquei as que considerei importantes para esse momento, a fim de que tentemos fixar o tamanho de Deus em nossa mente. Muitos ainda não tomaram consciência dos superpoderes contidos nestas cinco reflexões:
- Contra Deus ninguém pode. Ele nos diz isto: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Dominador” (Ap 1,8). Nós só conhecemos, temos a capacidade de modificar, o instante momento, o presente apenas;
- Deus, na Sua Onipotência diz: “Realizaram-se os primeiros acontecimentos anunciados, eu predigo outros; antes que aconteçam, eu vo-los faço conhecer” (Is 42,9). Antes que aconteça, Deus faz acontecer! Quem na face da terra é capaz de fazer uma coisa dessas? Ninguém!;
- Deus diz:
Não preciso do novilho do teu estábulo, nem dos cabritos de teus apriscos, pois minhas são todas as feras das matas: há milhares de animais nos meus montes. Conheço todos os pássaros do céu, e tudo o que se move nos campos. Se tivesse fome, não precisava dizer-te, porque minha é a terra e tudo o que ela contém (Sl 49,9-11).
Leia também todo o Salmo 49, ele é fantástico! Deus ali está repreendendo os sacrifícios e ofertas que Israel estava oferecendo-Lhe. Deus diz que tudo Lhe pertence e que era preciso apenas um louvor sincero a Ele: “Oferece, antes, a Deus um sacrifício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo” (vs. 14). “Invoca-me nos dias de tribulação, e eu te livrarei e me darás glória” (vs. 15). Como podemos ir contra ou nos opormos ao Deus a quem tudo pertence?
4. “Deus disse: ‘Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido’. E assim se fez. Deus chamou ao elemento árido TERRA, e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que tudo era bom” (Gn 1,9). Dá para discutir com Alguém assim? Não!;
5. Deus fala para você:
Eis o que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, que ele levou pela mão para derrubar as nações diante dele, para desatar o cinto dos reis, para abrir-lhes as portas, a fim de que nenhuma lhe fique fechada: ‘Irei eu mesmo diante de ti, aplainando as montanhas arrebentando os batentes de bronze, arrancando os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros enterrados e as riquezas escondidas, para mostrar-te que sou eu o Senhor, aquele que te chama pelo teu nome, o Deus de Israel. É por amor de meu servo, Jacó, e de Israel que escolhi, que te chamei pelo teu nome, com títulos de honra, se bem que não me conhecesses. Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim. Eu te cingi, quando ainda não me conhecias, a fim de que se saiba, do levante ao poente que nada há fora de mim (Is 45,1-6).
Enquanto nós estamos indo para o amanhã, para o futuro, Deus está voltando de lá, Ele é o Senhor do tempo.
Não existe algo mais extraordinário do que Jesus Eucarístico. Quando é levantado o ostensório com Cristo Eucarístico, milagres e curas acontecem a quilômetros do local onde o erguem. Não dá para “discutir” com Alguém que era, é e sempre será! É mesmo difícil competir com Deus! Tentar vencê-lo, muito mais difícil ainda, ou melhor, impossível. Deus é três vezes santo. Você pode buscar a santidade, mas Deus já é santo. Deus é Deus, o Deus poderosíssimo, mas que Se anula e fica “impotente” devido às fechadas do nosso coração.
Quer ser de Deus? Comece pelo coração, para que Jesus possa fazer morada santa em você.
Você não foi feito para a derrota, mas para ser vitorioso(a), para ser um instrumento do amor de Deus.
Confie e se abandone no poder de Jesus!
Do seu irmão,
THIAGO ZANETTI