Reading time: 3 minutes
Jesus, o Filho de Deus, nos fita com um olhar de amor, ternura e misericórdia. Deixe-se arrebatar por esse amor
Ser homem novo e mulher nova não é fácil. A renovação (a mudança, a transformação…), de cada um de nós exige muita caminhada, muito esforço. Ter um coração limpo, puro, santo exige luta diária, árdua e sofrida.
Mas o que é ser uma pessoa nova, renovada? Ser renovado é ser tocado, transformado por Jesus Cristo! É deixar-se amar por Jesus e procurar viver uma vida de retidão (de firmeza, de oração, de adoração…) como Deus quer e deseja: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Ts 4,3).
Um coração puro e limpo não se conquista de um dia para outro. É no caminhar, é no dia a dia que essa purificação acontece. E por obra de quem? Do Divino Espírito Santo, que cura, liberta, limpa e restaura. Devemos clamar o Espírito Santo a todo instante de nossas vidas, principalmente nos momentos mais difíceis, tensos e de tentação.
Quando clamamos com fé, o Espírito Santo se aproxima de nós. S. Paulo diz na Carta aos Romanos: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio a nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8,26).
No capítulo anterior, no versículo 19, S. Paulo declara: “Não faço o bem que queria, mas o mal que não quero” (Rm 7,19). Paulo acerta e, num momento de profunda oração, declara algo tão verdadeiro da nossa condição humana: fazemos aquilo que não desejamos.
É por isso que a renovação [palavra tão usada nos Grupos de Oração e pelos servos da RCC (Renovação Carismática Católica)] precisa acontecer diariamente em nossas vidas. Essa força que nos renova e nos limpa da maldade e do pecado vem do céu, vem do coração de Jesus que faz loucuras de amor por nós.
A renovação só acontece em Jesus Cristo! Em Jesus, tudo se renova, transforma-se, regenera-se. O coração misericordioso de Jesus bate com ardente amor por nós e com um forte desejo de nos curar, limpar, libertar do mal, da opressão, da doença, do pecado, da lamúria, da ira, dos sentimentos negativos, da perseguição…
Nos braços de Jesus, a renovação acontece e a verdadeira paz inunda o coração.
Deus sabe dos seus pecados e das suas quedas, nada Lhe escapa aos olhos. O Senhor sabe das suas quedas, prescruta as feridas do seu coração e lhe dá amor, porque “Só Deus é bom” (Mc 10,18b), disse Jesus, e porque “Sua misericórdia se estende, de geração em geração” (Lc 1,50), disse a Mãe de Jesus.
Quando você se reconcilia com Deus, você se renova. O Senhor o olha com olhos de amor, e não de condenação.
Disse Jesus:
Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra! Inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. Ouvindo isso, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho com a mulher que estava no meio, em pé. Ele levantou-se e disse: ‘Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou’? Ela respondeu: ‘Ninguém, Senhor’! Jesus, então, lhe disse: ‘Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais (Jo 8,7-11).
Do seu irmão,
THIAGO ZANETTI