O mundo precisa de discípulos de Jesus

O mundo precisa de discípulos de Jesus

Tempo de leitura: 3 minutos

O discipulado de Jesus exige amor, renúncia, ousadia…

Jesus quer que sejamos Seus discípulos, e nós precisamos ser verdadeiros discípulos dEle.

Ser discípulo é mais do que ser seguidor. No tempo de Jesus, os discípulos eram aqueles que o acompanhavam de perto, que ouviam Seus ensinamentos e procuravam pô-los em prática. Eram os que ceavam com Ele, que dormiam com Ele e que ouviam ao pé do ouvido os direcionamentos do Pastor.

Mesmo, em alguns momentos, não entendendo plenamente o que dizia o Mestre, os discípulos ali estavam e se indagavam: “o que Ele quis dizer com isso?”. Eles se questionavam porque queriam entender.

Em momentos de tristeza do Mestre, os discípulos estavam por perto. Se bem que muitas vezes, como nos mostra a Palavra, os discípulos se mostravam desatentos, e não cumpriam o que o Mestre pedia. Um exemplo é o da profunda agonia que Jesus viveu no horto das oliveiras, onde seu suor “tornou-se como gotas de sangue” (Lc 22,44b); ao chegar perto dos discípulos, dirigiu-se a Pedro e disse: “Não fostes capazes de ficar vigiando uma só hora comigo?” (Mt 26,40b). Mesmo tendo sido desatentos e descumpridores da ordem de Jesus – “Orai para não cairdes em tentação” (Lc 22,40) –, eram os discípulos que estavam ali; se estavam por perto, é porque se preocupavam com Jesus. A vigilância foi falha: não oraram, dormiram. Talvez tenham batido um papinho rápido, pois os “seus olhos estavam pesados” (Mt 26,43), e quando Jesus saiu para orar, espreitaram de relance pela última vez a área e repousaram suas cabeças na grama ou num toco de árvore qualquer. Foram dorminhocos, sim, mas amantes de Jesus. Ser discípulo é isto: estar perto, por mais que se fraqueje.

Um verdadeiro discípulo de Jesus é reconhecido no meio de uma multidão, sem que diga uma só palavra, porque dentro de si resplandece uma luz. Corpo, mente e alma gritam por Jesus no mais absoluto silêncio. É por isso que um discípulo causa tanto incômodo para o mundo e para aqueles que estão vivendo conforme os ditos do diabo.

Um bom discípulo é como uma “árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera” (Sl 1,3). Um bom discípulo, em primeiro lugar, quer ser um terreno fértil, “que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um” (Mt 13,23), a fim de que a graça santificante de Deus o transforme, para, em seguida, agir. O discípulo é aquele que “se compraz no Serviço do Senhor e medita em Sua lei dia e noite” (Sl 1,2).

Um discípulo deve estar “conectado” 24h por dia ao Senhor, procurando ouvir Suas instruções e ensinamentos. Deve ser dócil à ação do Espírito Santo, e se deixar conduzir pelos Seus caminhos. Um discípulo de Jesus também precisa ser forte, para viver a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a afabilidade, a bondade, a fidelidade, a brandura, a temperança, isto é, o fruto do Espírito descrito em Gálatas 5,22-23.

O mundo precisa de discípulos e discípulas; de verdadeiros servidores e adoradores do Mestre!

THIAGO ZANETTI