Conduzidos pela Palavra de Deus

Conduzidos pela Palavra de Deus

Tempo de leitura: 4 minutos

O Código de Trânsito dita as normas do trânsito; a palavra de Deus guia toda a nossa vida!

Dirigir é uma grande lição de vida. Quando estamos dirigindo, precisamos estar atentos a tudo a nossa volta. Precisamos ficar atentos com a nossa frente, com as laterais; precisamos utilizar os retrovisores laterais, e, também, ficar atentos com a traseira, de olho no retrovisor interno do carro. Quem dirige, sabe que é preciso dirigir para si e para os outros. E se você dirige dentro da lei, é sinal de que você possui uma carteira de motorista, o que demonstra que você conhece as regras do trânsito – o Código de Trânsito –, pois foi aprovado nas provas práticas e teóricas.

Com a nossa vida deve acontecer a mesma coisa. Precisamos estar atentos a tudo a nossa volta, ver o que está à frente, dos lados e atrás; caso contrário, corremos risco de sofrer acidentes, isto é, dores, tristezas, decepções, enganações, trapaças, mentiras. Não apenas sofrer, mas provocar tudo isso na vida das pessoas.

No trânsito, você precisa seguir à risca o Código de Trânsito: não avançar o sinal vermelho, não estacionar em local proibido, obedecer aos limites de velocidades etc.; caso infrinja as normas, sofrerá as penalidades previstas na lei.

Na vida, temos a Palavra de Deus. Deus nos prescreveu um código de conduta que, se for descumprido, nos trará aborrecimentos, e, pior: poderá nos levar ao inferno. O código da vida nos foi dado por Deus por meio de Sua Palavra viva, e, de forma presencial, na encarnação do Seu Filho Jesus, o Verbo encarnado no meio de nós. Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6), pois “a quem iremos? Tu tens palavra de vida eterna” (Jo 6,68), disse Simão Pedro. Dirigir atento à vida é dirigir com os olhos, a mente, o coração e, sobretudo, a alma postos em Jesus.

O cotidiano sempre quer nos tirar a atenção do nosso percurso rumo ao céu. O cotidiano nos fascina. O mundo tem um ‘que’ de nostalgia, um tempero que nos seduz e arrasta. Tudo é magia. Onde não há limites para sonhar – e não há limites mesmo! –, para ser feliz, vale tudo! O lema é: a vida passa rápido, portanto, aproveite ao máximo. E dentro desse aproveitar a vida está o viver uma sexualidade como quiser, agir como quiser, beber como quiser… Afinal, a vida passa muito rápido, dizem.

Ao volante, não podemos atropelar ninguém nem subir no canteiro nem bater num poste nem derrubar uma placa. E na vida? Não podemos ferir, magoar e desrespeitar as pessoas; não podemos desonrá-las, ter atitudes desumanas, incoerentes, sem ética, sem respeito, pois somos a “imagem e semelhança” de Deus (cf. Gn 1,26).

No cotidiano tudo “brilha”, tudo é “luz”, tudo é muito colorido. É o vai-e-vem de pessoas com muita pressa. O importante é ir, não importa para aonde. Usa-se, também, muito esta palavra: vencer. É preciso vencer, mas não dizem como, quando nem para quê. Esta é uma lógica do capitalismo: impulsionam-nos para vencer e atingir tais metas, tais objetivos, mas não nos dizem para quê; e quando se chega a vencer, vem o vazio, pois, sem objetivos e metas definidas, não sabemos utilizar, em nosso favor, o que gastamos boa parte da vida para conquistar.

A transformação social começa a partir de momento em que conseguimos dar respostas saudáveis as nossas interrogações. Para aonde queremos ir? Como vamos trilhar esse caminho? O resultado dessa ação vai trazer melhorias para os cidadãos ou vai gerar mais problemas? Respostas firmes requerem ações igualmente firmes. Precisamos saber para aonde estamos dirigindo. É aí que eu quero chegar. Precisamos de respostas firmes, saudáveis e corretas para a questões que se apresentam a nós. Não podemos ser levados pela onda da publicidade, pela onda do mundo (sistema). Cidadãos, é preciso coragem, força, ousadia…

Amados cidadãos de fé, para caminhar nesta vida é preciso estarmos atentos às regras, assim como o motorista de um automóvel está atento às regras do trânsito.

O nosso código é a lei de Deus, a Sua Palavra viva. Cristo é a nossa meta. “Aquele que vem do céu está acima de todos” (Jo 3,31). Jesus está acima do nosso sistema de coisas. Nele, encontramos as respostas de que precisamos.

Como bons motoristas da vida, vamos dirigir atentos à Vontade de Deus, revelada em Sua Palavra.

THIAGO ZANETTI