Reading time: 2 minutes
O Senhor já te “derrubou do cavalo”?
Deus me derrubou e me provou como se prova o ouro e a prata ao fogo. Eu acreditava que não estava fazendo nada de mal. Mas, mesmo que estejamos fazendo tudo certinho, Deus pode nos provar, e assim deseja, para nos fortalecer e purificar. Sempre haverá algo a ser curado.
Não vou negar, é uma situação difícil e constrangedora. As coisas que você carregava, a sua autossuficiência, prepotência, arrogância, suas ideias, o seu eu, tudo vai por terra na hora da queda. Mas é na queda que você se torna homem, filho amado de Deus. E resta-nos seguir a senda que o Senhor nos propõe: “Seduziste-me, Senhor; e eu me deixei seduzir!” (Jr 20,7).
É nessa hora, quando se está no chão da sua miséria, que você vê a nítida diferença entre teoria e prática, ou seja, você passa a sentir, e não apenas a saber na teoria, que Deus não está indiferente à sua vida e ao mundo. Vou repetir: Deus não está indiferente às causas do mundo.
Deus é Deus. Ele é o Autor da vida. Você acha que o Autor da vida ficaria indiferente às coisas que Ele próprio criou, ou seja, nós e o mundo? Não!
Como dizem as Escrituras Sagradas: “Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24,1). Quando “caímos do cavalo”, reconhecemos a veracidade desse Salmo.
“Cair do cavalo” (como supostamente deve ter sido a queda de Saulo, ou seja, ele cai de um jeito e se levanta de outro, curado, ressuscitado em vida) significa “dar” (dar entre aspas, pois é Deus quem provoca e causa) a chance a nós mesmos de dizermos diretamente a Deus: “Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe…” (Sl 24,1).
A queda dói, mas é para o nosso bem. Fere, mas cura ao mesmo tempo. É a ferida de amor de Deus por nós.
Deixar-se ser ferido por Deus é como dizer “eis-me aqui, Senhor”; é experimentar amá-Lo pelo que Ele é.
Deixar-se ser ferido por Deus é a capacidade de confiar no Médico dos médicos, que, ao final, nos dará o remédio adequado, com a eficácia de transformar o que em nós era morte, em vida.
Viver com Deus é deixar-se ferir, e muitas vezes ser ferido por Sua iniciativa, como expressão de amor dEle.
THIAGO ZANETTI