Confiar em Deus

Confiar em Deus

Tempo de leitura: 2 minutos

Temos dificuldade de nos mantermos firmes, seguros, inabaláveis nos propósitos e projetos de Deus para nossas vidas – em suas promessas.

Sabemos que Deus age, que Deus faz, que Deus é providente, que Ele conhece as nossas necessidades. Recorramos ao Salmo 37: “Põe no Senhor tuas delícias e ele te dará o que teu coração pede. Entrega ao Senhor o teu futuro, espera nele, que ele vai agir” (vs. 4-5). Muito bem. Isso você sabe, você conhece essa palavra e recorre a ela nos seus momentos de espera, de dor etc. Lindamente você a conhece. Você tem fé e acredita. O problema é que esse acreditar oscila, é pendular. Uma hora você acredita, noutra você acredita mais ou menos, e por vezes você acha que Deus já esqueceu de você completamente.

Você acaba enxergando Deus como um juiz com inúmeros “processos” a serem “despachados”, e fica torcendo que a sua hora chegue. Você pensa que Deus o(a) impõe um tempo de espera, um tempo longo, mas – pasme! – de uma forma desligada de você. Você talvez pense assim: “Deus tem tantas prioridades para resolver, pedidos ‘mais urgentes’, de doenças, enfermidades etc. para atender que não vou importuná-Lo”. Bem, que Deus é esse de que estamos falando? Que imagem é essa que você está fazendo de Deus? Pensando dessa forma esse seria um Deus relapso, coisa que Deus não é! Deus é perfeito, Ele não erra! Deus não se dispersa. Ele é detalhista, e está atento aos detalhes da sua vida em tudo! Daí você pensa “como assim tudo?” Isso mesmo, tudo! Com o que você veste, com suas finanças, com a prova do concurso que você vai fazer, com coisas ordinárias, do dia a dia e extraordinárias, que cabe somente a Ele resolver. Dirija-se a Deus como seu amigo! E Deus é o nosso amigo! Converse com Ele como você conversaria com um amigo. Abrão foi chamado amigo de Deus (cf. Tg 2,23). Não se esqueça que Deus é Pai – Jesus nos ensinou isso na oração do Pai-nosso (cf. Mt 6,9) – e é uma Pessoa (cf. Hb 9,24).

A nossa confiança em Deus é variável, hora para mais hora para menos. Mas Deus não é inconstante como nós. Deus é perfeito! Ele está para além dos nossos adjetivos, além dos nossos pensamentos, além de tudo. Ele é insondável!

O seu estado de humor, emocional, as dificuldades da vida, as decepções, enfim, vão minando em você a confiança em Deus. Veja como nós somos: a Palavra diz ‘Deus ama você’, ‘Deus provê, nada há de faltar a você’, e você diz: “nossa, que maravilha, que Deus bom!”, mas dois minutos depois você já esquece! Nós somos assim.

Precisamos de uma fé perseverante, inabalável, inflexível, intrépida. Só assim, andaremos na graça de Deus, e sem murmurar, aguardaremos aquilo que Ele tem para nós.

Deus não brinca! Deus capricha! O que é seu é seu e ponto! E o que é de Deus para você é o melhor!

Confie, espere!      

THIAGO ZANETTI