Por que isso acontece comigo? O homem busca respostas para os seus porquês, e Deus lhe mostra o para quê

Por que isso acontece comigo? O homem busca respostas para os seus porquês, e Deus lhe mostra o para quê

Tempo de leitura: 5 minutos

Nós fazemos muitas perguntas para a vida: por que isso acontece? Por que a minha vida é assim? Por que isso ocorreu comigo? Por que aquilo interferiu na minha família? Perguntamos: quem sou eu, quem é Deus?

Queremos respostas para as coisas da vida, e para as coisas que estão acima da vida material: a dimensão espiritual. Deus nos dotou de inteligência, e, por isso, queremos compreender o que se passa ao nosso redor.

A verdade é que para muitas das perguntas que fazemos, não teremos respostas. Não se trata de um reducionismo, um simplismo, uma ingenuidade, uma atitude de fracos de transferir para o ‘não sei’, ou melhor, para a fé, aquilo que não conseguimos compreender. A vida é assim porque ela é assim. A vida se impõe!

Vamos dividir os acontecimentos em dois tipos: aqueles que não conseguimos explicar e aqueles que conseguimos. Só falarei do segundo tipo, pois o primeiro não pode ser explicado; se o fosse, não seria inexplicado. Exemplos de fatos explicáveis: no seu Estado, o sistema de saúde pública e a educação estão falidos; o desemprego é grande; a criminalidade é grande, não há boa segurança pública; ruas e estradas estão em condições precárias; a água que você paga todo mês, não chega a sua casa; sua rua não tem iluminação etc.; tudo isso pode ser explicado, por exemplo, pelo fato de alguém (alguma alma agindo com maldade) estar roubando o dinheiro público, deixando de aplicá-lo na melhoria da qualidade de vida da população; seu filho não estudou, por isso, não passou na prova; se estudasse, talvez passaria. Muitos fatos têm um porquê, mas o que eu estou levantando aqui são os acontecimentos que não somos capazes de se colocar numa explicação lógica, pois nos fogem.

Algumas religiões ou, como se denominam, ciências e filosofias que se baseiam no ensino dos espíritos (daí o nome espiritismo), querem explicar alguns acontecimentos que dizem respeito ao mundo espiritual. Essas doutrinas dão uma explicação “lógica” que convence. “Explicam” o “outro lado”, mostram como funcionam os acontecimentos aqui na terra e a lei de causa e efeito, ligada à reencarnação. Essa lei define que recebemos na medida do que demos (bom e mau) em existências passadas ou nesta existência; explanam o porquê de uma pessoa nascer com deficiência ou morrer num acidente. No espiritismo, o papel de Deus é secundário, reduz-se a um mero guarda de trânsito para o vai-e-vem dos espíritos, que estão “mergulhados no fluido divino”.

Veja o que o site www.cleofas.com.br diz sobre o assunto: a) o ensinamento dos mortos é uma fonte de conhecimento para os homens: a Igreja não aceita a evocação dos mortos; b) crença nos espíritos divididos em categorias: imperfeitos, bons e puros, têm, todos, missões entre os homens. A Igreja não aceita isso; c) o médium é um homem capaz de pôr-se em contato com os espíritos, usando-se de transes, cartas, escrita automática (psicografia), forças ocultas etc.. A fé católica o proíbe.

É tudo história para enganar. Não entre nessa! Não sabemos o porquê desses acontecimentos. Não os compreendemos. Eu fico com o afirmar que a vida é assim, porque é assim; porque é assim que Deus mostra que é. Tudo está nas mãos de Deus; só Ele sabe o porquê das coisas acontecerem de um jeito e não de outro. Deus é quem tudo vê. Ele está no controle de tudo. Deus tem todas as respostas de nossas vidas em Suas mãos. Todas as dúvidas, questionamentos que você faz à vida, o porquê disso, o porquê daquilo, Deus o sabe. Como o porquê não teremos perguntemos com que finalidade isso aconteceu em minha vida. Aí, sim, teremos respostas, e Deus mostrará a você por meio de sinais, de pessoas, de acontecimentos e da sua Palavra.

Nossa limitação está aí. As respostas não estão conosco, e, sim, com o Senhor Todo-Poderoso. Ao Senhor da vida recorramos não para saber disso ou daquilo, mas para, em Seus braços, repousar e deixar que o Senhor de toda glória, nos guie e nos mostre os caminhos a percorrer.

Se estivermos distantes do Senhor, não conseguiremos ouvir o que Ele tem para nos dizer. Nos braços do Pai, ouviremos muitas coisas. Nos braços de Deus, a nossa vida vai se moldando conforme a Sua vontade; nossa vida vai se encaixando – diante dos acontecimentos ruins e bons –, e tomando a forma que Deus quer para ela.

Deus trabalha 24h por dia. Ele sempre estará disponível quando você precisar, quando você quiser conversar alguma coisa, partilhar um sentimento, desabafar. Mas Deus não é um caixa eletrônico em que vamos quando precisamos. Deus é um ser pessoal, uma Pessoa – “pois o Pai é a primeira Pessoa Divina da Santíssima Trindade” (Catecismo da Igreja Católica, 198) –, que escuta, fala, ouve, ensina, corrige, ama. Conviva com Deus, interaja com Ele, como você faz com um amigo. Deus não é um “administrador” distante, mas um Ser que conhece a sua história e está ao seu lado todo o tempo.

Uma palavra que reflete o que Deus espera de nós é esta: comunhão. Comunhão tem um significado profundo: quer dizer estar unido, ligado. Deus sempre quis nos dar aquilo que é dEle, partilhar conosco aquilo que é do Seu ser. Fomos feitos a sua imagem e semelhança (cf. Gn 1,26), somos imagem e semelhança do Ser Perfeito, Santo, Bondoso. Assim, Deus o quis: estarmos ligado, unidos a Ele, para dEle termos o que precisamos para nossa caminhada nesta Terra.

Deixe os porquês, lance-se nos braços de Deus e navegue nos Seus mistérios. Nos Seus mistérios, teremos aquilo de que precisarmos. Deus é a resposta para tudo! Ele tem a resposta para tudo! Mesmo você não entendendo claramente o sentido de sua vida, Deus lho dará, talvez não o que você busca, mas aquilo de que você precisa!

Do seu irmão,
THIAGO ZANETTI