A infinita misericórdia de Deus

A infinita misericórdia de Deus

Tempo de leitura: 3 minutos

O Senhor está sempre disposto a nos perdoar e a nos conduzir para os cominhos certos  

Disse Jesus: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” (Jo. 8,7).

Gostaria de falar de dois personagens da Bíblia: Maria Madalena e Simão Pedro, sobre os quais a misericórdia de Deus foi derramada.

Maria Madalena foi pega em adultério. Pedro, um dos discípulos que Jesus mais amava, O negou três vezes. Aquele a quem Jesus entregou o depósito da fé, o nosso primeiro Papa, O negou. Isso mostra o quanto somos falhos e fracos. Ninguém poderia dizer que no lugar de Pedro não negaria Jesus. Pedro é humano, e ser humano é cheio de contradições. Maquinamos o mal, pensamos coisas más; é o pecado que está em nós que nos leva a isso; por isso, precisamos sempre ser lavados pelo sangue de Jesus. Pedro negou o Filho do Deus Altíssimo. Se fôssemos você e eu, poderíamos ter agido da mesma forma; e nisso verificamos o quanto é certa a palavra de Paulo: “Quem julga estar de pé tome cuidado para não cair” (1Cor 10,12). Foi muito forte o momento da negaça de Pedro. A Bíblia diz que depois, arrependido, ele chorou amargamente; mas Jesus o perdoou, e, sabendo das intenções do seu coração, entregou-lhe a chave da Igreja. Que maravilha! A Igreja foi erguida por meio de um homem pecador, mas é santa pelo Espírito Santo.

Como pecadores, unimo-nos, também, à Maria Madalena. Jesus se colocou entre Maria e aqueles que queriam apedrejá-la, e lhe disse: “Vai e não tornes a pecar” (Jo 8,11). Veja, Jesus pede para não tornarmos a pecar. Não há dúvida que o amor entrou no coração de Maria Madalena naquele momento, mas não entrou no coração daqueles que queriam julgá-la, pois todos se esquivaram e saíram um por um, como diz a Palavra.

Pedro falhou ao negar Jesus; Maria Madalena falhou com a prática do adultério, mas Deus os perdoou; e, lavados pelo sangue de Jesus, Pedro e Maria O seguiram, tornando-se seus discípulos.

Aquilo que aconteceu com Pedro e Maria Madalena revela um Deus que é amor e perdão. O mundo está como está, não por falta do perdão de Deus, mas porque não está acolhendo o perdão de Deus; todos estão “saindo um por um, a começar pelos mais velhos” (Jo 8,9).

Quando tomamos consciência de que somos pecadores, percebemos, ainda mais, o quanto Deus nos ama. Deus nos ama porque nos ama, Deus nos ama porque é Pai de Amor.

Deixemos Deus nos remodelar. O Senhor nos pergunta hoje: “Será que não posso agir convosco, casa de Israel, da forma como fez esse oleiro? Pois como barro na mão do oleiro, assim estais vós em minha mão, casa de Israel” (Jr. 18,6). Somos barro nas mãos de Deus; tudo a Ele pertence.

Independente da condição em que nos encontramos, Deus quer nos remodelar. Precisamos retomar essa passagem de Jeremias 18,6, e dar a Deus aquilo que Lhe pertence: nós mesmos.

O importante é o que nos dispomos a fazer daqui para frente: ser firmes na Palavra de Deus, aumentar as nossas orações e vigiar, para não cairmos em tentação.

Devemos transformar as nossas quedas em almas convertidas para Deus, dando o nosso testemunho para que outros não venham a cair onde caímos.

THIAGO ZANETTI