Cabisbaixismo é coisa do inimigo. Em Cristo, você é mais que vencedor!

Cabisbaixismo é coisa do inimigo. Em Cristo, você é mais que vencedor!

Tempo de leitura: 3 minutos

Cabisbaixismo, “corcundismo” de ânimo, desanimo, tristeza não são coisas de Deus; são do inimigo. É previsível que fiquemos tristes abalados e abatidos; há dias em que é ‘aquele dia’ é normal. Em razão de nossa condição humana, marcada pelo pecado, fragilizados na alma, não é possível ficar 100% bem 24 horas por dia… Mas por que não dar uma injeção de ânimo e otimismo, e ter um outro olhar para os nossos desafios e problemas e, com isso, ser uma pessoa alegre?

Não somos anjos; vivemos um turbilhão de dificuldades; muitas coisas negativas, sem que tenhamos culpa alguma, se abatem sobre nós; nossos conflitos interiores nos atormentam. Enfim, tudo isso modifica nosso humor e nosso estado de espírito.

Tudo bem, problemas há, e nós o sabemos…

Mas será que não se pode dar um significado aos problemas, às dificuldades da vida e ser feliz, contente e alegre, apesar dos inconvenientes? Creio que sim! 

É possível, porque somos batizados pelo Espírito Santo de Deus! 

Deus habita em nós; temos o ‘dom da vida’, para nos transformar a cada dia e modificar as coisas à nossa volta.

É possível ser feliz, contente, alegre, e viver como uma pessoa otimista; os santos foram assim. Não é à toa que chegaram a ser proclamados santos; ficavam tristes, abatidos, eram homens normais, mas olhavam para Quem deviam olhar sempre: para Jesus Ressuscitado!

Eu não sei quem foi o Criador desta frase, mas quem a pronunciou, criou, vamos dizer, um tremendo slogan para o viver de todo o cristão: não diga a Deus o tamanho do seu problema, mas diga ao seu problema o tamanho do seu Deus!

Se Jesus morreu na Cruz pelos nossos pecados e se, lá na Cruz, toda a dor da humanidade, doença, tristeza, lágrima, perdição, trevas foram aniquiladas pelo sangue de Jesus Cristo, precisamos viver como lavados e renovados no sangue do Ressuscitado. Toda nossa dor foi aniquilada com Jesus pregado na Cruz: “Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos” (Is 53,4).

São Domingos Sávio dizia que “Ser santo é cumprir bem os deveres e ser alegre”.

Quando você estiver vivendo com cara de ‘cachorro pedindo comida’, pra baixo, o inimigo fará a festa e vencerá você espiritualmente. O desanimo é uma grande arma que o inimigo de Deus usa contra nós. Desanimados e abatidos, vivendo como ‘cachorros pidões’, não alcançaremos vitória. Filhos autênticos de Deus não vivem para andar resmungando, mas para refletir a Sua glória, curar e dar ânimo àqueles que não conheceram ou não tomaram posse da presença do Cristo Ressuscitado, que está no meio de nós!

Desanimado eu não rezo, não reajo, fico a mercê do mal. O bom nesta vida é que, até seu fim (aqui nesta Terra), estamos aprendendo sempre algo novo. Um padre numa pregação disse: “Na vida espiritual, ou você vai para frente ou você vai para trás”. Ou seja, não existe meio termo: ou você avança ou você retrocede; ou você ajunta com Cristo ou congrega com o demônio!

Você é capaz de puxar o ar que Deus lhe deu, encher seus pulmões e soltá-lo? Inspire e expire. Conseguiu fazer? Que bom; foi fácil, não? Como é belo o dom da vida. Agora, confie no seu potencial!

Todos os dias, antes de sair de casa para ‘vencer a vida’, ore, peça a Deus que lhe dê a força de que você precisa para enfrentar os desafios; esforce-se para orar; se não o fizer pela manhã, faça-o em algum momento do seu dia, mas não deixe de fazê-lo; será bom, e você verá prodígios acontecerem: “Pedi e vos será dado!” (Mt 7,7), essa é a promessa de Deus para nós. Não dê ouvidos aos “nãos”, às palavras negativas; caminhe para frente com coragem, porque com Jesus Cristo você pode vencer!

Do seu irmão,
THIAGO ZANETTI